1 de dezembro de 2012

O SEGREDO DA HOSPITALIDADE


A arte de ser hospitaleira não exige preparos elaborados nem acepipes caros. Seja você mesma, e procure ser agradável

Qual é o objetivo da hospitalidade? O principal objetivo da hospitalidade não é alimentar seus convidados; isso eles podem fazer em suas próprias casas. Mais importante que aquilo que servimos é nossa disposição de dar-lhes uma parte de nós mes­mas — amor, bondade, generosidade — e nossos convidados só podem receber isto de nós próprias. Estejamos prontas a ouvi-los, mas ouvir de verdade, pois eles podem estar à procura de consolo, de amizade, ou talvez de ajuda; talvez estejam atra­vessando uma fase de solidão ou enfrentando alguma luta.

Eu costumava ter a ideia errónea de que ser boa, anfitriã significava trabalhar como escrava e quase matar-me fazendo preparativos para os convidados. Alguns dos mais notáveis exemplos de hospitalidade que já presenciei foram dados por pessoas que estavam encantadas de darem de si mesmas ou dar a outros as cousas que possuíam, sem nenhum aviso prévio.

Eram pessoas que possuíam o maravilhoso dom de fazer os outros sentirem-se bem à vontade em sua casa. Quando a anfi­triã fica tensa, geralmente os convidados percebem e ficam tensos também.

Ser hospitaleira não significa exibir sua linda casa, nem suas habilidades culinárias. Significa, isso sim, demonstrar calor humano e amizade, você e sua família. Não é necessário servir um jantar de sete especialidades para se ser hospitaleira. Uma conversa afável enquanto se toma café com biscoitos pode ser bastante interessante, quando dela participamos com espírito franco.

Por vezes, ser hospitaleira implica em sair de casa para praticar um ato de hospitalidade, talvez levando uma travessa de macarronada para uma vizinha doente, ou talvez visitando alguém que precisa da presença de uma pessoa amiga em sua solidão. Não se receie de dar, dar, dar.

"Não negligencieis a hospitalidade, pois alguns, pratícam-do-a, sem o saber, acolheram anjos." (Hb 13.2.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.