17 de setembro de 2012

PRIMEIRA LINGUAGEM DO AMOR: PALAVRAS DE APRECIAÇÃO

Elogios verbais e palavras de apreciação são poderosos comunicadores do amor. São os melhores comunicados em forma de expressão direta e simples, como:
“Você ficou tão elegante com esse terno!”
“Você está muito bem com esse vestido!”
“Ninguém faz essas batatas melhor que você!”
“Querido, muito obrigada por ter lavado a louça para mim esta noite!”
“Muito obrigado por ter feito um jantar tão gostoso!”
 
Não quer dizer que agora você vai bajular seu conjuge para conseguir o que quer, pois o objetivo do amor não é obter o que se quer, mas fazer algo pelo bem-estar daquele a quem se ama. É verdade, porém, que ao recebermos palavras elogiosas, de afir­mação, tornamo-nos mais motivados a sermos recíprocos e a fazermos algo que nosso cônjuge deseje.

Elogio verbal é uma, entre as muitas formas de se ex­pressar palavras de afirmação ao seu cônjuge, outra manei­ra são as palavras encorajadoras. O termo encorajar significa “inspirar coragem”.Talvez seu cônjuge possua alguma qualidade que te­nha grande potencial, mas se encontra adormecida. Aquela capacidade talvez aguarde suas palavras encorajadoras.

Encorajamento requer empatia que nos leva a enxergar o mundo segundo a perspectiva de nosso conjuge. Devemos, em primeiro lugar, procurar saber o que é importante para ele.
Se desejamos desenvolver um relacionamento precisamos saber quais são os desejos da pessoa amada. Se queremos amar um ao outro, precisamos saber como fazê-lo.

O amor é esplendoroso. Se desejamos comunicá-lo de forma verbal devemos utilizar palavras bondosas. Isso tem a ver com a forma através da qual nos expressamos. Uma mesma sentença pode ter dois diferentes significados, de­pendendo de como ela é apresentada.  Algumas vezes nossas palavras dizem uma coisa, mas o tom de voz afirma outra completamente diferente. Quando seu cônjuge estiver bravo, deprimi­do e disser palavras agressivas, se você optar em permane­cer gentil, não somente deixará de responder agressivamen­te, mas usará palavras brandas. 

Se quere­mos amar um ao outro, precisamos saber o que ele (ela) pre­tende.

No entanto, a forma como expressamos esses desejos é muito importante.Quando alguém faz um pedido a seu cônjuge, afirma as habilidades dele. Faz entender que ele (ela) possui, ou pode fazer algo, que é significativo ou valioso para o outro. No entanto, quando dá ordens, torna-se um tirano. Seu cônjuge não se sentirá afirmado, mas diminuído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.