6 de abril de 2012

''CALE-SE E ORE''

A Bíblia diz que há tempo para tudo. E isso nunca é mais ver­dadeiro do que no casamento, especialmente quando se trata do que dizemos.
Há tempo para falar e tempo para ficar calada. Algumas vezes, qualquer coisa que digamos só irá prejudicar o andamento daquilo que Deus quer fazer, portanto, é melhor calar-se e orar.
Quando Michael e eu nos casamos, enfrentei muitas lutas com ele, e eu falava muito, e quando sentia que algo estava errado, falava mais ainda. Porém, quanto mais eu manifestava minhas objeções e opiniões, mais ele resistia e mais brigávamos. Tudo o que eu dizia não só não levava a nada com respeito às minhas in­tenções, como tinha o efeito oposto.
Levei um tempão para aprender o que milhares de mulheres aprenderam no correr dos séculos. Implicar não adianta. Criticar não adianta. Algumas vezes, só falar também não adianta. Descobri que a oração é a única coisa que sempre funciona.
Quando casamos, comecei a descobrir as falhas dele, e tentava mudar, muitas coisas eram até bobas, como deixar a pasta de dente aberta, os sapatos jogados pela casa, isso me irritava, e eu falava demais, cobrava uma mudança; e por isso, quanto mais eu pedisse ou falasse, mais ele deixava as coisas jogadas. Então, se há alguma coisa que eu realmente quero que ele faça, aprendi que devo orar sobre o assunto até que eu tenha a paz de Deus em meu coração para só então pedir. Às vezes, nessas ocasiões, Deus muda o meu coração ou me mostra um modo diferente de agir, não precisando, portanto, dizer nada. Se tenho que dizer algo, tento não falar impensadamente. Oro primeiro, pedindo a orientação de Deus.
Levei, porém, bastante tempo para entender isto. Num dia em que li o Provérbio: "Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e iracunda" (Pv 21.19), por algu­ma razão essas palavras tocaram um ponto sensível.
— Mas, Senhor — questionei —, e o Provérbio 27.5: "Me­lhor é a repreensão franca do que o amor encoberto"? As es­posas não têm de dizer aos maridos quando alguma coisa está errada?
Ele replicou: — "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu:... tempo de estar calado, e tempo de falar" (Ec 3.1,7). O problema é que você não sabe quando fazer uma coisa ou outra, e não sabe como fazê-la em amor.
— Está bem, Senhor — disse eu. —Mostre-me quando fa­lar e quando ficar calada e orar.
Quanto mais eu falava a respeito, mais irritado Michael fi­cava. Depois de receber as instruções de Deus — "Cale-se e ore" — decidi tentar somente isso. Deixei de pedir, falar e comecei a orar e até digamos que em vez de cobrar dele a mudança,comecei a cobrar de Deus a transformação dele.
Pedia a Ele somente que criasse uma situação que mudaria completamente meu casamento e meu querido marido.
Embora tenha levado mais tempo do que eu queria, ele aos poucos começou a mudar, mas primeiro houve uma mudança em mim, com minhas atitudes e o meu silêncio. E, por incrível que pareça, até as coisas bobas, pelas quais mencionei no início, também mudaram. Eu estava vendo um homem transformado, que estava rendido aos pés de Jesus, e que o estava buscando com fervor e temor.
Aprendi que o Senhor sempre nos dará as palavras para dizer e nos mostrará quan­do dizê-las se pedirmos isso a ele. O momento oportuno é tudo.
Conheci pessoas que usam a desculpa de serem "sinceras" para destruir outros com as suas palavras.
A Bíblia diz: "O insensato expande toda a sua ira, mas o sábio afinal lha re­prime" (Pv 29.11). Em outras palavras, é insensato manifestar todo tipo de idéia e sentimento. Ser sincera não significa que você tem de ser completamente franca em todos os seus co­mentários. Isso magoa as pessoas.
Embora a franqueza seja um requisito para o casamento bem-sucedido, dizer a seu marido tudo o que há de errado com ele não é recomendável, pois isso provavelmente não corresponderá a toda a verdade. A verdade total é aquela vista da perspectiva de Deus e ele, sem dúvida, não tem o mesmo problema que você tem com alguns atos de seu marido.
Nosso objetivo não deve ser obri­gar nossos maridos a fazerem o que nós queremos, mas sim entregá-los a Deus para que ele os leve a agir de acordo com o que o Senhor quer. Até porque terá coisas que por mais oração que você faça, não vai mudar, pois é do caráter dele. Até hoje o Michael tira as coisas do lugar e não as devolve, então, o que eu faço? Aprendi a conviver com isso e ele vai tirando as coisas do lugar e eu vou devolvendo... rsrsrs
Tenha cuidado para distinguir a diferença entre o que é verdadeiramente certo e errado. Se o problema não se en­caixar de modo claro numa dessas categorias, mantenha as suas opiniões pessoais para si mesma ou ore sobre elas e depois, conforme o Senhor a guiar, discuta-as calmamente.
A Bíblia diz: "Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu na terra; portanto sejam poucas as tuas palavras" (Ec 5.2).
Há ocasiões em que você deve apenas ouvir e não dar conselhos; apoiar, e não fazer críticas construtivas. Não estou sugerindo de forma alguma que você se torne um capacho tímido que nunca confronta seu marido com a verdade - em especial quando for para o bem dele.
Sem dú­vida você deve expressar claramente suas idéias e sentimen­tos. Mas, uma vez que ele os tenha ouvido, não continue a pressioná-lo até que a questão se torne um ponto de discór­dia e conflito.
Se tiver de dizer algumas palavras duras, peça a Deus para ajudá-la a escolher o melhor momento para isso. Ore pedindo as palavras certas e para que o coração de seu marido esteja totalmente aberto. Sei que será difícil se for algo que você está ansiosa para dizer. Mas, por mais difícil que pareça, é melhor deixar que Deus ouça primeiro, a fim de temperar as palavras com o seu Espírito.
Gostaria de ter aprendido há mais tempo a orar antes de falar. Minhas palavras freqüentemen­te provocavam uma reação defensiva em meu marido, resul­tando em respostas ásperas, que ambos lamentávamos. Ele jul­gava que, com as minhas sugestões, eu o estava pressionando a fazer ou a ser algo, embora eu sempre tivesse em mente o seu bem. Era preciso que Deus falasse com ele.
Não são as palavras que dizemos que fazem diferença, mas o poder de Deus que as acompanha. Você ficará surpresa ao ver quanto poder as suas palavras têm quando ora antes de falar. Ficará ainda mais espantada com o que pode acontecer quando se cala e deixa Deus trabalhar.

na fé...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.